28/09/2020

Padre Manuel da Nóbrega

E tu, Sanfins do Douro,

terra aonde nascera,

o apóstolo da gente brasileira.

Levanta-te povo e presta homenagem

ao seu ínclito personagem.

 

A este que fora sem igual, símbolo imortal,

do gênio missionário lusíada,

daquilo que fizera Portugal,

de navegar em terra desconhecida,

a fim de proclamar a mensagem imortal.

 

É o Nobrega, o padre Manuel,

que intentava professorar,

o que lhe negaram de forma cruel,

fazendo-o, então, aportar,

às terras onde haveria de evangelizar.

 

Inaugura da literatura a fileira

em terra brasileira,

ao falar da conversão do gentio,

o texto imortal de nossa bandeira,

sendo este seu excelso epimítio.

 

De São Paulo o egrégio fundador,

dos índios o nobre pregador

e da brasilidade o primeiro cultor.

Da companhia de Jesus és uma glória

que perdurará por toda a história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceridade

Dos homens a melhor qualidade é a vida em sinceridade; a glória mais excelsa de uma vida honesta.   A sinceridade é amiga da verda...