E tu, Sanfins
do Douro,
terra aonde
nascera,
o apóstolo
da gente brasileira.
Levanta-te
povo e presta homenagem
ao seu ínclito
personagem.
A este que
fora sem igual, símbolo imortal,
do gênio
missionário lusíada,
daquilo que
fizera Portugal,
de navegar
em terra desconhecida,
a fim de
proclamar a mensagem imortal.
É o Nobrega,
o padre Manuel,
que
intentava professorar,
o que lhe
negaram de forma cruel,
fazendo-o,
então, aportar,
às terras
onde haveria de evangelizar.
Inaugura da
literatura a fileira
em terra
brasileira,
ao falar da
conversão do gentio,
o texto
imortal de nossa bandeira,
sendo este
seu excelso epimítio.
De São
Paulo o egrégio fundador,
dos índios
o nobre pregador
e da brasilidade
o primeiro cultor.
Da
companhia de Jesus és uma glória
que
perdurará por toda a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário